fbpx

O Ciclo de Lunação

Sintonizar-se ao ciclo de lunação pode ser o primeiro passo em direção ao conhecimento astrológico. A sabedoria popular consagrou determinadas práticas sobre plantio, colheita e marés tendo como base este eterno balé entre a Lua e o Sol. Podemos fazer o mesmo com todos os assuntos que permeiam nosso dia a dia. É só uma questão de treino e observação.

A Astrologia é um estudo sobre a qualidade do tempo. O Ciclo de Lunação é composto das quatro Fases da Lua – Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada fase tem uma qualidade especial.

Qual é a qualidade do tempo da Lua Cheia?

Sol e Lua estão no máximo de distancia um do outro. A luz do Sol refletida pela lua atinge seu clímax. A Lua brilha durante a noite toda, redonda!

Este é um tempo de polarização e complementação. Nada fica maior do que está agora.

O que foi plantado na Lua Nova, regado e corrigido na Crescente atinge o seu máximo na Cheia.

É o momento de confronto com a realidade, pois o que se apresenta não tem mais potencial de crescimento. Fica do tamanho que está…seja  sucesso ou fracasso!

É tempo de reconhecer o verdadeiro potencial de nossos projetos.  Os que apresentaram resultados positivos e satisfatórios devem ser mantidos e burilados. Aqueles que ficaram aquém das nossas expectativas devem ser abandonados, pelo menos até a próxima Lua Nova. Daqui para frente não adianta mais investir energia em algo que não deu certo. Os sentimentos dessa fase são ora de realização ora de frustração.

Há muita força gravitacional neste período o que deixa as pessoas mais agitadas e ansiosas.

As diferenças também se evidenciam e não convém discutir assuntos polêmicos! Relacionamentos iniciados nesta fase exigem muita negociação e colaboração.

Há uma maior incidência de partos. Alguns se antecipam devido ao aumento de volume de água no organismo. Não se aconselham cirurgias pelo mesmo motivo, pois há mais risco de hemorragia.17

Depois da Lua Cheia* não há mais potencial para começar ou modificar significativamente o que desabrochou até aqui. A energia deve ser canalizada para comemorar o que deu certo! Aos poucos a Lua passa por sua fase disseminadora… O que foi conquistado deve ser distribuído  e assimilado!

O assunto do próximo post será a Lua Minguante

*Considera-se os 5 primeiros dias de Lua Cheia sendo o dia exato o primeiro.

Lua Nova –   03/04/2011

Lua Crescente- 11/04/2011

Lua Cheia – 17/04/2011

Lua Minguante – 24/04/2011