fbpx

 O Ciclo de Lunação

Sintonizar-se ao ciclo de lunação pode ser o primeiro passo em direção ao conhecimento astrológico. A sabedoria popular consagrou determinadas práticas sobre plantio, colheita e marés tendo como base este eterno balé entre a Lua e o Sol. Podemos fazer o mesmo com todos os assuntos que permeiam nosso dia a dia. É só uma questão de treino e observação.

A Astrologia é um estudo sobre a qualidade do tempo. O Ciclo de Lunação é composto das quatro Fases da Lua – Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada fase tem uma qualidade especial.

Qual é a qualidade do tempo da Lua Minguante?

A Lua está agora mais e mais se aproximando do Sol finalizando este ciclo. A sua luz começa a diminuir e aos poucos seu brilho se extingue.

Durante este período a força de atração gravitacional da Lua sobre a Terra diminui e com isso o volume de água em todos os organismos e no planeta atinge seu nível mais baixo.

É momento de se recolher e interiorizar os resultados do que foi objeto de atenção durante este ciclo. Rever resultados -positivos ou negativos- e fazer uma síntese dos últimos acontecimentos é a tarefa deste período. Se algo ainda estiver por terminar é importante que isto aconteça agora.

Concentrar a energia em finalizar pendencias provoca uma saudável liberação para que, na próxima Lua Nova outros assuntos e desafios tenham espaço.

Há um clima propício para encerrar projetos ou etapas de projetos de longo prazo. Não convém desgastar situações que poderão ser retomadas mais à frente

Fica mais fácil livrar-se daquilo que já não tem utilidade.

Usar os próximos dias para limpezas de toda ordem produz excelentes resultados. A Lua Cheia mostrou a real dimensão e clareou as possibilidades. Nada crescerá mais! Até as crises e conflitos perdem força.

Pode-se esperar certa desorientação nesta fase. A natureza com isso aponta que não é hora de novos começos. Logo mais chegará este tempo!

Aqueles que não têm hábitos introspectivos podem sentir-se mais desconfortáveis, mas perceberão os benefícios ao conscientizar-se da qualidade da energia deste momento.

Privilegiar atividades domésticas, relações mais próximas e íntimas, descanso e práticas restauradoras são uma ótima maneira de empregar o tempo nesta fase.

Dietas de desintoxicação e cirurgias têm mais chance de êxito. Diminuem-se consideravelmente as condições para inchaços e hemorragias.

Quanto maior o recolhimento agora maior o estoque de energia renovada para o próximo ciclo!

O assunto do próximo post da série A LUA NOSSA DE CADA DIA será a Lua Nova de Touro e ao longo do próximo mês, outras dicas sobre a melhor maneira de se orientar através das fases da Lua.

Espero que todos tenham tido uma excelente Páscoa e aguardo sugestões de temas para serem abordados sob a ótica astrológica.

Um beijo,

Maura

*Consideram-se os cinco primeiros dias de Lua Minguante sendo o dia exato o primeiro.

Lua Crescente- 11/04/2011

Lua Cheia – 17/04/2011

Lua Minguante – 24/04/2011

Lua Nova –   03/05/2011