fbpx

É Primavera no Hemisfério Norte, Outono por aqui. O Sol completa uma volta no Zodíaco, sinaliza o início de um novo ciclo e ao entrar no signo de Áries encontra com Urano. Isto faz deste, um Ano Novo Astrológico muito especial!

Eventos astrológicos importantes sempre marcam períodos históricos significativos. Isto vem se repetindo agora: movimentos de longo alcance estão apenas na sua fase inicial. O mais recente deles, ocorreu há poucos dias com a entrada definitiva de Urano no signo de Áries.

O Sol, por sua vez, em seu movimento anual, entra hoje também em Áries e marca o início de um novo ano astrológico.  

Estes dois eventos, acontecendo simultaneamente, trazem promessas e desafios de mudanças, rupturas, mas também de inovação e liberdade para o ano que se inicia.

O ANO NOVO

Geralmente brindamos e renovamos nossas esperanças quando um ano começa. Difícil fazer isto assistindo quase que o mundo todo dividido entre aqueles que foram duramente atingidos por desastres naturais e os que lutam por seus direitos contra ditaduras totalitárias. Sinais muito claros de que podemos esperar um ano astrológico marcado por uma forte dose de imprevisibilidade, excentricidade e rebeldia, tanto em eventos coletivos como em nossas vidas pessoais. Profundas transformações, cujo alcance e verdadeira natureza só conheceremos mais à frente, devem ter inicio neste período, provavelmente de forma abrupta, pouco convencional ou aparentemente inexplicável.

URANO EM ÁRIES

A entrada de Urano em Áries, evento que se repete a cada 84 anos, sempre sinaliza reformas profundas que atingem toda a humanidade. Violência, desastres de proporções incalculáveis, avanços tecnológicos e novas descobertas são alguns dos significados atribuídos a este planeta revolucionário e idealista.

Os casos do Japão e da Líbia são recentes e emblemáticos. Entrarão para história.São a face visível e cruel da entrada de Urano em Áries, mas não são únicos. Acompanhamos nos últimos tempos uma escalada de catástrofes naturais cada vez mais devastadoras, um acirramento da violência e da luta pela conquista de direitos fundamentais nos quatro cantos do mundo. A mídia global e a tecnologia, por sua vez, só fazem aumentar nossa percepção de que o intervalo de tempo é cada vez menor entre um evento e outro, provocando-nos um misto de ansiedade e impotência diante de fatos caóticos e inexplicáveis.  Tudo muito uraniano!

O que podemos fazer diante de um cenário tão instável?

O que esperar durante tempos de caos e ansiedade?

Tempos de tensão e mudanças. Basta olhar à nossa volta para constatar a realidade, mas se nos detivermos por um instante, e olharmos para o céu encontraremos, se não respostas definitivas, pelo menos um sentido de orientação e propósito no que estamos vivendo coletiva e individualmente.

A eterna coreografia dos corpos celestes, interpretada através da Astrologia e traduzida em linguagem comum, pode nos auxiliar a compreender nosso presente e planejar nosso futuro.

Sugiro que dediquemos um pouco da nossa atenção neste ano, com forte tempero uraniano, para compreender os significados destas energias que têm a marca registrada do novo, do criativo, do rebelde e a força e a imprevisibilidade de um vulcão!

A natureza essencial da energia de Urano é de rompimento e liberdade. Onde quer que ela se manifeste pode-se esperar rebeldia e ruptura. Ao entrar no explosivo e mais individual dos signos – Áries – forçará o confronto com tudo o que, até agora, pusemos de lado em nossas vidas – desejos legítimos – que aos poucos foram nos foi tornando menos felizes e inteiros…

 Acomodação e conformismo devem ser esquecidos por ora. Certamente serão as causas das dificuldades que se apresentarem. Situações limitantes, falta de liberdade, frustrações, em qualquer área de nossa vida estão com os dias contados! 

Consciente ou inconscientemente, por opção própria ou através de circunstancias externas, nossas insatisfações virão à superfície.  Estaremos todos um pouco mais impacientes e individualistas. A intensidade das rupturas será sempre proporcional ao esforço empreendido na tentativa de manter  ou conviver com situações que enfraquecem nosso poder de escolha.

Os cenários mais prováveis serão os relacionamentos interpessoais. Clareza em nossas relações de toda ordem podem funcionar como um antídoto para os choques uranianos. A verdade é sempre libertadora!

A face positiva deste momento se refletirá, por outro lado, sobre nossa criatividade, iniciativa, improvisação e na capacidade de exercitar nosso olhar para encontrar soluções novas para velhas questões.Nossa flexibilidade será posta à prova. Tudo o que fizermos no sentido de fortalecê-la nos tornará mais aptos a enfrentar e tirar o máximo proveito dos desafios que se apresentarão.

O ano se revelará propício para ousar, inovar e criar. Toda e qualquer atividade será mais bem sucedida se incorporar algo novo ao que já vem sendo exercido tradicionalmente.

LIÇÕES DE URANO

Gastamos muito tempo em nossas vidas revivendo o passado e/ou antecipando e temendo o futuro. A realidade, no entanto é que estamos de fato sempre no presente, o eterno agora que foi uma vez futuro e logo mais será passado. Nossas mentes podem viajar para trás e para frente, mas nós estamos sempre aqui! Estar consciente e viver o momento presente são as mais valiosas lições que podemos aprender!

Urano nos liberta do que já nos aconteceu e, com sua imprevisibilidade, nos tira qualquer expectativa do que está por vir. É o grande mestre do Agora passando pelo signo do Já!

Estamos diante da oportunidade de reconhecer quem somos como indivíduos, quais são nossas particularidades e como podemos contribuir de forma relevante e significativa para o coletivo.

Aprendamos com Urano a maestria de conduzirmos nossas vidas de forma única e especial!

 

FELIZ (UR)ANO NOVO!

 

Maura

São Paulo,   20 horas e 20 minutos de 20 de março de 2011.