fbpx
ciclos

Ciclos Planetários
Como entendê-los e aproveitá-los a nosso favor

Hoje temos um tema que a todos domina.
Onipresente em todas as esferas, tudo gravita em torno da pandemia.
Também pudera! Toda a geração viva no planeta Terra, com exceção de alguns idosos que viveram os horrores da guerra, jamais experimentou nada dessa magnitude.

Vai passar e vamos sobreviver.

A pergunta agora é: Como isso se dará?
Ainda é muito cedo para qualquer prognóstico, mas o que é absolutamente certo é que uma nova ordem política, econômica e social emergirá. O mundo pós Coronavírus será outro, MUITO DIFERENTE!
Será impossível enfrentar as novas e desafiantes questões usando os velhos modelos e fazer mais do mesmo.

Ciclos

Desde a antiguidade os astrólogos estudam o céu, porque este lhes fornece uma observação direta da ordem universal. Os ciclos planetários, se repetem indefinidamente, mas seria um erro afirmar que um ciclo é apenas uma sequência repetitiva de eventos.
Embora o padrão de desenvolvimento se repita, o conteúdo de um ciclo – os eventos e experiencias – nunca se repete exatamente.
O relacionamento mútuo entre os diversos ciclos planetários é o que descreve a singularidade absoluta de cada momento.

O que é uma crise?

Para que qualquer propósito se realize devem ocorrer mudanças e, necessariamente, mudanças envolvem crises.
Crise deriva da palavra grega “krino” que significa DECIDIR – ou seja, momento de tomar decisão.

Individualmente cada um de nós hoje enfrenta sua crise particular, estamos no momento que precede a mudança.
Toda a matéria viva ou inanimada está sempre em constante mudança, sem nenhuma necessidade de interferir no processo. A CRISE É NATURAL!

Só nós seres humanos temos capacidade de tomar decisões conscientes. Ha, porém barreiras impostas pela cultura, pela educação e pela sociedade em que vivemos para que nossas decisões brotem de nossa própria verdade pessoal. Padrões e comportamentos habituais são ditados pela “adaptação social”. Infelizmente está sempre presente a tentação de se evitar o ato de tomar uma decisão. O fato de recusar-se a decidir, ou esperar que as circunstâncias, ou outras pessoas decidam por nós, não nos exime da responsabilidade.

A crise que vivemos atualmente tomou contornos de catástrofe coletiva.
Catástrofes não são a consequência inevitável das crises, mas sim de decisões evitadas.
É o momento de examinarmos conscientemente quais as mudanças necessárias e que mundo queremos ver brotar a partir de agora.

Os ciclos são medidas de mudança.

Hoje têm início tecnicamente, dois importantes ciclos astrológicos.

Júpiter Plutão

O ciclo Júpiter Plutão que leva cerca de 12 anos para acontecer e que sinaliza grandes movimentos na esfera política e econômica. No início do ciclo anterior em 2008 tivemos a crise das hipotecas americanas como marco emblemático. Estudar mais a fundo o desenvolvimento dos ciclos anteriores dessa dupla planetária e extrair daí preciosas lições é tarefa para especialistas em Economia e Astrologia Mundial.

Marte Saturno

O ciclo Marte Saturno é um ciclo de extrema importância tanto no sentido coletivo quanto no individual.
Marte é o disparador do zodíaco, portanto sinaliza eventos concretos. Nesse sentido hoje e os próximos dias tendem a ser bastante reveladores. Eventos ocorridos nesse intervalo, positivos ou negativos, terão impacto decisivo no que ainda está por vir em relação à pandemia.

É no âmbito pessoal, no entanto, que podemos nos valer dessa informação presente no céu para orientar nossas atitudes.
Quando Marte se encontra com Saturno nossa autodisciplina pode e deve ser acionada. Autoconfiança, paciência e praticidade são palavras chaves neste momento.

Essa conjunção acontece na entrada do signo de Aquário, o signo da Esperança. É a primeira entrada de Saturno, que logo mais retrograda e volta a Capricórnio para, se for o caso, cobrar novas medidas de contenção e restrição. Não é ainda momento para se afrouxarem regras, mas para enfatizar ainda mais a solidariedade e a consciência de que transformações coletivas só acontecem quando a ação individual é orientada por princípios de Igualdade e Fraternidade. Quando cada indivíduo reconhece que sua contribuição singular e única é necessária para a toda a sociedade.

Nos reorganizarmos será imperioso a partir de agora. Aquário desestabiliza os valores antigos para substituí-los por novos. Elimina as distinções para criar a igualdade entre ricos e pobres, entre raças e gêneros e promove a implosão de valores arcaicos.

Marte ficará em Aquário até o dia 13 de maio.

Neste período devemos orientar nossas ações:

Evitar

Teremos nesta semana, por assim dizer, um “trailer” dos próximos dois anos, quando em 04 de abril de 2022, Marte encontrará novamente com Saturno. A energia Aquariana será predominante durante todo o ciclo. Vamos analisá-lo ao longo de novas publicações.

Quer saber como esse ciclo te impacta pessoalmente?
Conheça ou se aprofunde no estudo do seu mapa.
Conte comigo para te ajudar.