fbpx

Dando continuidade à série A LUA NOSSA DE CADA DIA, vamos desta vez falar dos Eclipses e  de seus significados.

Na antiguidade os eclipses causavam admiração, desconfiança e, sobretudo medo. A temporária ausência de luz, algo vital antes da invenção da eletricidade, era tida como sinal de mau agouro. Catástrofes naturais, fome e pestes eram esperadas após a ocorrência destes fenômenos. Freqüentemente as previsões se confirmavam e até hoje se observa a ocorrência de eventos significativos em sincronia com os eclipses.

A palavra grega ekleipsis significa desvanecer. O simbolismo do eclipse tem a ver com:

O efeito de um eclipse, em tese, dura até a formação de outro da mesma natureza – em geral seis meses, mas excepcionalmente teremos um novo eclipse solar já em 01/07 o que prenuncia um mês intenso para dizer o mínimo.

Do ponto de vista coletivo os eclipses provocam turbulências de um modo geral, pois há uma intensificação da carga energética. O clima de desarmonia se instala com mais facilidade e é preciso exercitar a flexibilidade e o jogo de cintura, pois algo completamente improvável, impossível até, pode acontecer – um Eclipse tem força para isso. Figuras públicas são as mais susceptíveis a influencia dos eclipses. Ao longo da história, muitas experimentaram ascensão e queda associadas à ocorrência do fenômeno. Os efeitos também tendem a ser mais pronunciados nos locais onde o eclipse é visível.

Na vida pessoal o eclipse tem os mesmos significados descritos acima  e se faz sentir mais ou menos intensamente de acordo com os planetas e/ou a áreas do mapa ativadas. Recomenda-se evitar situações muito tensas ou estressantes no período de ocorrência do eclipse. Na medida do possível deve-se simplificar a vida nestes dias.

Tipos de Eclipse

Há dois tipos de eclipse. Solar que ocorre na Lua Nova e Lunar na Lua Cheia. Normalmente temos os dois, um seguido pelo outro num intervalo de 14/15 dias, a cada seis meses. Este ano, excepcionalmente teremos, no intervalo de um mês – entre 1º de junho e 1º de julho – três eclipses e mais dois, no final do ano, em dezembro.

Hoje, 01 de junho, às 18:02 (horário de Brasília) teremos um eclipse solar.

Além dos significados já descritos há certas particularidades a serem consideradas de acordo com a natureza do eclipse:

Atividade – Há uma tendência a desvitalização e abatimento do corpo físico. É importante se cuidar e dar maior atenção à alimentação e repouso além de evitarem-se desgastes desnecessários.

Objetividade – O período propicia perda de foco, pouca clareza. Assuntos importantes devem ser adiados sempre que possível.

           Passado – É comum durante o eclipse solar situações do passado virem à tona. Relacionamentos antigos ou situações aparentemente resolvidas reaparecem.

Diante de uma questão a ser resolvida – Dar preferência ao passado, conhecido, familiar.  A tradição supera o novo.

Este eclipse no signo de Gêmeos vale para todos, mas sem dúvida, é significativo para todos os que têm Sol , Lua, Ascendente ou forte ênfase neste signo. A energia predominante é a de ajuste de assuntos não resolvidos. Hora de dar algo em troca. “Payback time”. Pode trazer ainda a energia necessária para completar um projeto que demandou tempo e esforço.

O que se pode esperar, do ponto de vista coletivo, deste eclipse?

O regente do Eclipse é Mercúrio o que coloca em evidencia os assuntos ligados à mídia em geral, transportes e educação básica.

No Brasil este eclipse evidencia questões envolvendo:

Ao redor do mundo:

Os países mais afetados são Austrália, Egito, EUA,  França, Israel, México e Vaticano.

As recomendações e indicações da Lua Nova dos posts anteriores também continuam valendo.

Em 15/06 teremos um eclipse lunar ( o de hoje é solar) que será o assunto do próximo post.

Se substituirmos o medo pela cautela podemos nos preparar adequadamente para este e os próximos eclipses que continuarão indefinidamente acontecendo. Observá-los aumenta nossa consciência e responsabilidade por nossas escolhas!

Que esta lunação nos ensine um pouco mais sobre nós mesmos!

Beijos,

Maura