fbpx
ECLIPSE 2020

Começa a temporada dos Eclipses

05/06/2020

Um eclipse envolve um processo de transformação e mostra onde mudanças são necessárias. Em sentido amplo pode-se dizer que ele age como um regulador cósmico que mantém o equilíbrio na Terra, ainda que frequentemente produza uma crise para chamar a atenção para a situação. Entender esse processo nos possibilita efetuar mudanças com mais sabedoria”

Celeste Teal

Eclipses são sempre oportunidades para entender o cenário coletivo e o seu papel dentro dele. Não são fenômenos raros, mas sempre encantaram e inquietaram a humanidade. Geralmente acontecem aos pares, mas, em certas ocasiões, como é o caso agora, teremos três eclipses em um mês.

Como funcionam e como ocorrem os eclipses

Os eclipses são Luas Novas e Cheias especiais, pois estão sempre próximas ao eixo dos Nodos (pontos onde a órbita da Lua encontra a eclíptica).
Toda Lua Nova é uma oportunidade de recomeço e confere à lunação do mês a tonalidade do signo em que ocorre. Quando há um eclipse, além dessa “tonalidade” mensal o efeito perdura por mais tempo – às vezes até por anos.

Da mesma forma, na Lua Cheia com Eclipse há um ponto de culminância e precipitação mais acentuado e mais durável.
Cada eclipse é único e produz efeitos que podem ser detalhados e analisados de acordo com o mapa levantado para o horário do mesmo. Ocorrem por um período de aproximadamente um ano e meio sempre no mesmo eixo do zodíaco.  O primeiro eclipse desta temporada acontece no eixo Gêmeos Sagitário. No entanto, a série anterior ainda não terminou e teremos os dois eclipses seguintes no eixo Câncer Capricórnio.

As temáticas que envolvem os signos de Gêmeos e Sagitário já se apresentam, mas há pendências da série anterior – Câncer e Capricórnio. Vale lembrar que os primeiros caso de Covid-19 aconteceram simultaneamente ao eclipse de 26 de dezembro de 2019 e certamente seus desdobramentos ainda vão perdurar por algum tempo. As pautas cancerianas e capricornianas tomaram o centro das atenções com o avanço da pandemia. Trabalho e vida doméstica, transformados para sempre. Estrutura econômica e geopolítica em cheque.

O Eclipse de 5 de junho de 2020

Começou com uma frase – I can’t breathe – evocando o Ar de Gêmeos. Em seguida o que se viu foi o Fogo e a Fúria sagitariana inflamando multidões. Os protestos, eclodiram, cresceram exponencialmente e se ampliaram para além do triste fato que lhes deu origem.
Aqui no Brasil não foi diferente! Da divulgação do vídeo da reunião ministerial, fato ocorrido na Lua Nova, às manifestações do último fim de semana, com a presença do presidente a cavalo, os assuntos do eixo Gêmeos Sagitário se apresentam e certamente terão desdobramentos.

Se fosse para definir a essência de Gêmeos numa única frase eu diria – Gêmeos nunca exclui, e aprende com a diferença. Enquanto escrevo, chegam notícias que as manifestações pacíficas contra o racismo e as desigualdades se espalham pelo mundo. São os jovens, legítimos representantes de Gêmeos, que nos apresentam a face positiva deste eclipse que anuncia a série que acontecerá a partir de 30 de novembro 2020.

Eclipses muitas vezes se anunciam antes da data exata. Foi o caso deste que por ser lunar, precipitou acontecimentos que já se apresentaram desde a Lua Nova de Gêmeos que deu início a este ciclo. Abriu a tampa da panela de assuntos que vêm fervilhando há muito tempo e que agora emergem com força e exigem nossa atenção.

Embora este não seja um eclipse classificado com grau elevado de relevância, ele tem sua importância:

1.  Por ser o primeiro de uma série de três.
2.  Por formar um aspecto tenso com Marte
3.  Por ativar, de forma intensa, o Sol no mapa do Brasil.

Sua vigência deve ser observada, inicialmente até a ocorrência do próximo eclipse lunar em 5 de julho, mas os efeitos do que ocorre durante a formação do eclipse (10 dias antes e três depois), poderão se estender e trazer consequências até o final de novembro de 2020.
Os eclipses lunares tendem a sacrificar, tirar de cena ou esvaziar as situações do passado. O futuro é que deve se impor e prevalecer. É tempo de olhar para frente ao invés de evocar o que ficou para trás ou  buscar soluções antigas. Elas não resolvem os novos problemas! Os eventos mais significativos atingem mais à população em geral do que aos governantes e países. Estes tendem a ser mais afetados pelos eclipses solares.

O que este Eclipse pode trazer para você:

Todo e qualquer movimento planetário, em sua essência é neutro. Haverá sempre indicações positivas e negativas de como o aspecto se manifestará. Com o eclipse acontece o mesmo. Sempre envolve um processo de transformação e indica onde e quando as mudanças são necessárias. O fato de preceder ou intensificar crises reside no fato de que há necessidade de atenção para situações insustentáveis.

O eclipse “apaga a luz” externamente para que a luz da consciência se acenda e possa iluminar seu caminho.