fbpx

Após a entrada do Sol em Câncer, solstício de verão no hemisfério norte, tivemos ontem a primeira lua nova deste quarto do ano. Os signos correspondentes aos solstícios e equinócios têm especial importância dentro do zodíaco pois representam o início das estações.

Força, foco, determinação, entre outros, são atributos necessários a qualquer começo. Este ritmo, próprio da natureza nesta fase, está extremamente acentuado, especialmente a partir desta Lua Nova.

Vivemos um período de imensos desafios e oportunidades. Os planetas no céu indicam que é imperioso encarar de frente compromissos com uma nova ordem tanto do ponto de vista pessoal como coletivo. Há cada vez menos espaço para atitudes inconscientes e inconsequentes.

O mesmo céu que sinaliza a crise do momento também sugere possíveis maneiras de enfrenta-la com equilíbrio e sabedoria:

Câncer representa a família, a herança genética, psicológica e cultural. Recursos e valores que chegaram até cada indivíduo através das gerações que o precederam.

Inventariar, avaliar e reconhecer esses recursos e valores pode ser o início de um processo sustentável de transformação pessoal:

o Quais são adequados e podem ser mantidos e utilizados , aqui e agora para prover os alicerces e possibilitar a estruturação daquilo que queremos ou precisamos iniciar ou impulsionar em nossas vidas?

o O que está já ultrapassado, obsoleto e não condiz mais com a nova realidade e portanto precisa ser descartado?

o Alianças e compromissos precisam se estabelecer e ser cumpridos de forma responsável e pragmática em todas as áreas da vida. É preciso reconhecer pessoas, organizações e situações às quais podemos e devemos nos vincular a fim de alcançar as metas estabelecidas individual e coletivamente.

o As escolhas, mais do que nunca, devem ser guiadas pela criatividade, reconhecimento e valorização dos talentos individuais a fim de que se estabeleçam relações claras, justas e transparentes em todas as áreas da vida.

o Trocar a agressividade pela assertividade, duas faces da mesma energia que hoje se faz presente através da violência em vários níveis e situações.

A consciência de que estamos cada vez mais conectados e interdependentes tenderá a se estabelecer de forma mais contundente para o bem e para o mal. Reconhecer nossa responsabilidade individual nesse processo é fundamental para a nossa sobrevivência física, mental e espiritual. O signo de Câncer e a energia que ele representa indica que o melhor que temos a fazer, diante do imenso desafio de nosso tempo é: RECONHECER QUE O PLANETA TERRA É NOSSA CASA E A HUMANIDADE NOSSA FAMÍLIA.

Maura Lanari