fbpx
RETROGRADAÇÃO

Em tempos de tantos novas expressões  que assaltaram nosso cotidiano de isolamento vale a pena entender o que significa a retrogradação dos planetas.

É interessante observar como o termo retrogradação passou a fazer parte do nosso vocabulário mais recente. Também pudera, Mercúrio o deus da novidade é sempre muito competente quando espalha uma informação.Ele praticamente “roubou” para si toda a fama e de tempos em tempos surge em todas as redes sociais. O que muita gente não sabe é que todos os planetas retrogradam em diferentes momentos de seus ciclos. 

Esse fenômeno ocorre sempre quando o planeta se relaciona com o Sol. 

O Sol é o representante da Consciência. Toda vez que ele “conversa” com um planeta através de um aspecto astrológico algo resulta interna ou externamente em nossa vida.  

 Devido ao fato de termos Mercúrio e Vênus dentro da órbita da Terra, eles nunca se afastam muito do Sol em sua trajetória pelo zodíaco. Sendo assim quando retrogradam para mudar de posição em relação ao Sol, a conversa é íntima e reservada.

A conversa do Sol  com Mercúrio Rx é  frequente – Três vezes ao ano. O que eles confabulam diz respeito à nossa vida do dia a dia. Mercúrio rege o pensamento e o raciocínio. Nunca está muito longe do Sol, no máximo no signo anterior ou no posterior. Essa proximidade faz com que mudem de posição quando Mercúrio retrograda e  se encontra com o astro rei  no mesmo signo e grau. Quando Mercúrio passa à frente do Sol é denominado Prometeu. Quando está atrás se chama Epimeteu. 

Os períodos de retrogradação de Mercúrio sempre causam alguns ruídos de comunicação, atrasos e dissabores nos deslocamentos justamente porque muitas vezes o pensamento corre muito rápido e atropela. O período em que Mercúrio retrógrado é excelente para rever como andam nossos planos e projetos e adequá-los à realidade. Documentos, contratos e papéis devem ser cuidadosamente revisados. Mercúrio às vezes traz de volta assuntos esquecidos e até objetos perdidos.

Sol e Vênus Rx  se encontram no céu a cada 18 meses.  O lugar desses encontros se repete com regularidade. e precisão matemática. Acontecem sempre nos signos de Áries, Escorpião, Gêmeos, Capricórnio e Leão. Atualmente Vênus está retrógrado  no signo de Gêmeos. É o momento ideal para colocar em cheque os valores e desejos. Fazer um balanço sobre bens adquiridos e talentos desenvolvidos. As conversas entre Sol e Vênus são profundamente inspiradoras  e dizem respeito ao coração. Este é o período ideal para você tomar  consciência do que faz seu coração vibrar!

Por ser um tema vasto e cheio de nuances, escrevi um artigo apenas para tratar desta que é, sem sombra de dúvida a rainha das retrogradações. Link para o artigo de Vênus e a Estrela de 5 Pontas

O Sol conversa frente a frente com os planetas exteriores 

A retrogradação ocorre quando o planeta e o Sol estão mais distantes entre  si. Isto confere uma perspectiva ao entendimento da função representada pelo planeta. Esta fica iluminada ao invés de ofuscada pela luz solar e assim pode ser melhor  compreendida e assimilada.

Marte embora seja um planeta pessoal, está fora da órbita da Terra. A conversa com ele é frente a frente e ocorre a cada dois anos. Teremos Marte retrógrado no 2o Semestre de 2020. Marte é considerado um disparador de processos. Sua retrogradação este ano se dará em Áries, signo que rege. *

Marte representa a Ação. Para agir é preciso estar consciente do que se quer (Vênus) e ter um plano (Mercúrio). No período de retrogradação deve-se agir com cautela. São as atitudes que estarão iluminadas pelo Sol. Erros ficam  visíveis. O período é excelente para testes e ensaios. O que for preciso corrigir ficará evidente. 

A retrogradação dos Planetas Sociais e Transpessoais

De Júpiter a Plutão, temos o fenômeno de retrogradação todos os anos.

Curiosamente em 2020, além dos difíceis aspectos planetários que anunciaram os enormes desafios pelos quais a humanidade passa atualmente, os três planetas pessoais também retrogradam durante este ano. A indicação aqui é bastante óbvia. As práticas de isolamento em diferentes graus, estão quase que nos obrigando a refletir sobre os diversos aspectos de nossa vida pessoal e coletiva.

Neste momento estão retrógrados no céu:

A união destes três no signo de Capricórnio  já causava no meio astrológico a suspeita que teríamos um ano especialmente difícil. Com a atual retrogradação as revisões desse processo que a humanidade está vivendo ainda perduram pelos próximos meses, O que está em jogo aqui é como, do ponto de vista coletivo, estamos assimilando as profundas transformações impostas a todos. 

* A  retrogradação de Marte no segundo semestre certamente poderá precipitar acontecimentos relacionados aos do início de 2020.

Aqui há pouco a fazer no nível pessoal. Só nos  resta observar e se conscientizar do nosso papel social e na nossa contribuição para o mundo que nos cerca.

Retrogradação rima com Reflexão pois as funções representadas pelos planetas passam por uma revisão durante os períodos em que aparentemente andam para trás.

O ano de  2020  estará marcado para sempre na memória de todos. Coletiva e individualmente estamos no meio da turbulência.A coincidência de termos os três planetas pessoais com períodos retrógrados aponta para a necessidade de reflexão profunda no nível pessoal. Quem fizer bem a lição de casa, certamente ao deixar para trás essa terrível crise estará  melhor preparado para as oportunidades que virão com o início de novos ciclo planetários.

A seguir as datas de retrogradação dos planetas pessoais….anote  na agenda ou no diário…e depois me conta se foi útil para você

TRAJETÓRIAS DE RETROGRADAÇÃO 

É interessante observar toda a trajetória que o planeta pessoal descreve e que temas enfatiza levando-se em conta o(s) signo(s)  e casa (s) que atravessa. além da zona de sombra que se inicia antes da retrogradação propriamente dita e se encerra um tempo depois.